domingo, 2 de outubro de 2011

Como se Auto - Avaliar

Conhecer como você age com seus subordinados é fundamental. Sua maneira de pensar reflete uma experiência de  vida e influencia seu comportamento diante das pessoas com quem convive. Demostre sua competência a cada oportunidade, melhore a organização com a administração participativa e verifique se a equipe reconhece seu papel e valor.
Conheça seu Estilo
As forças  que movem os gerentes exercem grandes influências sobre o comportamento motivacional. Pois você deve entender suas características e prioridades próprias, com especial atenção para as ambições profissionais e pessoas antes de tentar motivar os outros. Se o trabalho é prioritário, você provavelmente está bastante motivado e sabe que sua carreira só tem a ganhar com o esforço.
O sucesso não se limita a alcançar metas; também inclui formar uma equipe eficiente e criativa capaz de atuar com êxito mesmo na sua ausência. Para tanto, um estilo de comando baseado na colaboração pode ser mais eficiênte.
Avalie seu Perfil
O teórico Douglas McGregor definiu dois tipos distintos de gerenciamento, que chamou de teoria X e teoria Y. Os adaptos da primeira acreditam que sua equipe funciona movida apenas pela disciplina e pela possobilidade de recompensa. Os adaptos da teoria Y, por sua vez, consideram que seus colaboradores vêem no trabalho uma fonte de satisfação e são capazes de se dedicar para obter os melhores resultados A maioria dos profissionais não pode ser classificados apenas como X ou Y mas guarda características de ambos. As teorias X e Y não se aplica somente as pessoas, mas também a empresa.
Analise os tópicos abaixo para identificar qual o perfil mais próximo de sua empresa.

                                                Teoria X             
  • Se não estou constantemente no controle, a equipe não produz.
  • Às vezes é preciso repreender ou demitir um para " acordar" os demais.
  • O papel do lider inclui tomar decisões importantes sozinho.
  • A maior parte das pessoas não tem ambição e precisa de empurrões
  • Para manter o comando, preciso me distanciar um pouco da equuipe.
                                              Teoria Y 
  • Quando alguém falha, primeiro me pergunto o que fiz de errado.
  • Em alguma ocasiões, deixo que os outros conduz a reunião.
  • Se peço a opinião de alguém, faço parecer que ela foi uma sugestão.
  • As pessoas devem gostar de seus chefes e vice-versa.
  • Se for estimulada, qualquer pessoa pode ser criativa e inovadora.

                                               Gerente X
Um adepto da teoria X tende a trabalhar afastado de sua equipe. Na verdade, os encontros só ocorrem quando é preciso repreender alguém ou distrbuir ordens.

                                               Gerente Y
Partilha com a equipe as decisões a ser tomada e dar retorno antes de implementar as mudanças, são traços caracteristicos de um seguidor da teoria Y. Esse sestema em geral é mais motivador do que o da teoria X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário