sábado, 22 de outubro de 2011

Chefiar ou liderar, eis a questão

O papel daquele que comanda ou dirige um grupo de pessoas sempre existiu com diferentes denominações, mas atualmente tem-se dado maior ênfase sobre quem ocupa este "lugar" nas organizações.
O mundo contemporâneo tem apresentado novos desafios para aqueles que trabalham, exigindo maior conhecimento técnico, novas habilidades, incluindo o de saber se relacionar com os integrantes do seu grupo de trabalho e para aqueles que são responsáveis por conduzi-los para atingir resultados, ficou mais claro que somente COM AS PESSOAS é que se pode alcançar as metas desejadas pela empresa.
Este novo desafio trouxe algumas questões que anteriormente não era primordiais:
COMO se deve agir para que o grupo de trabalho seja produtivo?
COMO manter um ambiente de trabalho produtivo e harmônico, com poucos conflitos?
COMO motivar os colaboradores a " vestirem a camisa da empresa"?
Devido a estas e muitas outras questões, existe hoje uma grande busca pelo conhecimento sobre como agir com as pessoas dentro das organizações.
Imagino que estas sejam as suas questões e por isso visita meu blog.
Então, segue a primeira dica: Não existe receita pronta para tratar o ser humano, é necessário que estejamos abertos a conhecer e sermos criativos para desenvolvermos o estilo próprio de gerir pessoas.
Segunda dica: È necessário o autoconhecimento, pois somente teremos condições de lidar com o outro de forma adequada se tivermos um melhor domínio sobre nossas virtudes e nossos pontos que necessitam ser aprimorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário