terça-feira, 15 de novembro de 2011

COMO FOTOGRAFAR UM LOCAL DE ACIDENTE DE TRÂNSITO


Todo o local de um acidente de trânsito (assim como os veículos nele envolvidos) deve ser fotografado, logo após ele ter ocorrido.
                                                 UMA FOTOGRAFIA VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS
PORQUÊ FOTOGRAFAR?
Pode ocorrer que os levantamentos oficiais não tragam à tona a verdade absoluta sobre o que ocorreu naquele local. Com as fotos é possível, a qualquer tempo (meses ou até anos após), a reconstituição deste sinistro, restabelecendo aquela verdade.
Com as fotos ainda, é dado ao defensor em uma futura ação cível ou criminal, um poder maior de convencimento ao Juiz encarregado de julgar o feito, mesmo que a parte contrária, nesta ocasião distorça a verdade procurando defender seus interesses.
MAS O QUÊ FOTOGRAFAR?
Acompanhe esta sequência e teremos tudo o que precisamos para a reconstituição do acidente e para a nossa defesa em Juízo.
Devemos fotografar SEMPRE:
1 - AS POSIÇÕES FINAIS DOS VEÍCULOS
2 - AS AVARIAS DOS VEÍCULOS
3 - OS SINAIS DEIXADOS NO LOCAL
4 - ANORMALIDADES, PLACAS, ETC...
Um filme de 24 poses é suficiente para que tenhamos todas as fotos necessárias de um acidente de trânsito normal. Quanto mais fotos, porém, melhor. Não é necessário economizar neste particular. Se a máquina for digital então, exagere.
POSIÇÕES FINAIS DOS VEÍCULOS
Na análise de um acidente de trânsito, as posições finais dos veículos são muito importantes para que se possa determinar, posteriormente, como ele ocorreu. É por isso que os policiais que atendem os acidentes medem os veículos e, às vezes, os fotografam. Fotografe você também, mostrando os veículos em referência a um ponto fixo (ponte, poste, muro, faixa pintada na pista, casa, etc...). Se der fotografe várias vezes em referência ao(s) outro(s) veículo(s) acidentado(s). Uma foto com vista superior é de extrema importância, suba num morro, num prédio, etc..
Se afaste um pouco do local para fazer fotos gerais pegando todos os veículos juntos. Quanto mais ampla a foto, melhor. Se for à noite é mais difícil. Mas às vezes os veículos param perto de placas, pedras, etc... . Se der pegue estes pontos de referência também.
Posteriormente, quando for necessário reconstituir o acidente, só com estes pontos de referência é possível realizar a tarefa.
                                       AS AVARIAS DOS VEÍCULOS
Ao lado das posições finais, o setor do veículo que foi atingido no acidente também ajuda a determinar como ele aconteceu. Deve então ser também fotografado.
Em princípio 04 (quatro) fotos são necessárias, tomadas dos cantos do veículo.
Mas é melhor que se tire mais fotos. Assim mostramos melhor a avaria.
É sempre bom que se tire uma fotografia mais de perto da área danificada, pois pode haver uma aderência de tinta ou cabelos, por exemplo, que importe, etc...
Fotografe bastante o outro veículo acidentado. Ele pode ser levado para local não sabido, ou ser rapidamente reparado. Dessa forma não teremos a área nele atingida e muito mais difícil será a reconstituição do acidente. As avarias do nosso veículo nós podemos fotografar depois. As dos outros talvez não.
Fotografe o veículo dos outros nem que seja em cima do guincho, no posto policial, etc... .
IMPORTANTÍSSIMO
Se for à noite, fotografe do mesmo jeito, mas volte no outro dia e fotografe de novo. A qualquer hora e em qualquer lugar.
Se houver qualquer anormalidade no outro veículo fotografe imediatamente (bebidas alcoólicas, tóxicos, pneus carecas, faróis com defeito, falta de cinto de segurança, chave falsa ou gazua, etc...).
Se tratando de bicicletas e motocicletas, devem ser fotografadas em pé. Uma foto de cada lado, um bem da frente e outra bem de trás, mostrarão melhor os direcionamentos das forças que agiram naquele veículo.                                                                                            
SINAIS DEIXADOS NO LOCAL
O outro elemento (e também muito importante) de que dispõe quem pretende analisar e reconstituir um acidente de trânsito depois que ele aconteceu, são os sinais ou vestígios deixados no local.
Podem ser frenagens, derrapagens, sulcos deixados pelo atrito das ferragens dos veículos no asfalto, fragmentos de peças (faróis, lanternas sinaleiras, lascas de pintura) ou terra desprendida da parte de baixo dos veículos. Tudo é importante.
Se o acidente se deu à noite, ou se está chovendo, fotografe do mesmo jeito. Só que você deve SEMPRE voltar ao local no outro dia, para repetir as fotos.
Como nas posições finais dos veículos, relacione os vestígios nas fotos com pontos fixos existentes no local (postes, muros, placas, faixas pintadas na pista, etc...).
ANORMALIDADES, PLACAS, ETC...
Como já se disse, bebidas alcoólicas e tóxicos, por exemplo, que possam existir dentro do(s) outro(s) veículo(s) acidentado(s), devem ser fotografados. Pneus carecas e sistemas de segurança defeituosos também (mostre isso para os policiais e peça para que eles anotem em seus relatórios).
Se não houver sinalização no local, ou se ela for insuficiente, fotografe. Às vezes a causa do acidente está aí. Lembre-se: se for à noite, volte no outro dia se ainda for possível colher esta prova.
Se for numa rodovia, volte pelo menos quatro quilômetros antes do acidente e vá mais quatro adiante também, registrando e fotografando toda a sinalização ali existente.
Se o acidente ocorrer na cidade, pelo menos umas quatro quadras antes do acidente, considerando o sentido de trânsito dos veículos colidentes, deve também ser registradas e fotografadas para mostrar a sinalização existente.
Se houver problema de visibilidade de um dos condutores (placas, árvores, veículo estacionado, etc.), FOTOGRAFE.
Não se esqueça de registrar buracos na pista (se forem causa do acidente devem ser sempre muito bem fotografados). Coloque uma garrafa plástica de água, por exemplo, dentro do buraco, para fotografar, mostrando para aquele que for analisar o acidente, um padrão da profundidade do defeito na pista.
Tudo o que você achar importante, na hora e no local, fotografe.
Se você ainda não tiver uma máquina fotográfica (digital ou com filme), chame o fotógrafo mais próximo (ou da cidade mais próxima) e oriente-o sobre as fotos que você quer.
MAS NÃO DEIXE ELE FOTOGRAFAR SOZINHO. LEMBRE-SE QUE AGORA VOCÊ SABE MAIS DO QUE ELE SOBRE COMO FOTOGRAFAR UM LOCAL DE ACIDENTE DE TRÂNSITO.
Deixe a máquina fotográfica abrigada do sol e da chuva. O calor e a água danificam a máquina e principalmente o filme. De preferência só coloque o filme na máquina na hora de usá-lo.
Às vezes é bom inclusive, manter na maleta de atendimento DUAS máquinas fotográficas, para a eventualidade de uma delas acusar defeito.
Em resumo, é uma questão apenas de bom senso. Pense no futuro; pense no que poderão alegar nossos futuros adversários em uma ação judicial. Pense com a cabeça deles, à luz das normas de trânsito e FOTOGRAFE. Imagine o valor de uma prova destas em um julgamento.
De posse destas fotografias tomadas logo após o fato, podem os peritos em acidentes de trânsito RECONSTITUIR o sinistro, mesmo que meses ou anos após a sua ocorrência, como já se disse, analisando-o em cotejo com os Boletins e Laudos Oficiais emitidos, revivendo a sua dinâmica e concluindo com absoluta certeza, sobre como o mesmo efetivamente ocorreu.

Roberto Werzbitzki
Perito Especialista em Reconstituição de Acidentes de Trânsito
roberto@rwperitos.com.br  

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